Apresentado em La grande semaine: Episódio #113 (2024)
Após escapar de uma prisão na ilha onde passou 14 anos após ser injustamente acusado de traição, Edmond Dantès retorna como o Conde de Monte Cristo para se vingar dos homens que o traíram. Com um orçamento estimado de 42,9 milhões de euros, O Conde de Monte Cristo é o filme francês mais caro de 2024. Quando Albert assiste Hydee cantar e tocar violão, fica bem óbvio que ela nem toca nas cordas metade do tempo.
e claro, iluminação (elogios a M
Não vou negar, acho o filme realmente lindo: design de produção, figurinos, adereços… Bolduc) e muitos outros detalhes ajudaram a torná-lo uma experiência maravilhosa para os olhos, na minha opinião. Agora, com um enredo tão grande quanto o de Dumas, tantos personagens, títulos, sub-histórias e coisas do tipo, os autores tiveram que cortar coisas, adaptar, reescrever…
Isso é um dado adquirido
trair, como muitas vezes é necessário ou crítico em qualquer adaptação! Mas por que desonrar as escolhas do autor original (Dumas)? Por que trair as lições que ele queria transmitir: o dilema moral de Monte Cristo, sua boa natureza geral, sua ajuda para tantos e lealdade inigualável a qualquer um que tenha sido bom para ele ou merecido de alguma forma?
E o que nos resta aqui?
Por que mudar o amor de Haydée por ele por um romance bobo? Até Mercedes? A compreensão das ações de Monte Cristo e por que ela não pode ser salva, e por que Albert tem que segui-la são admiráveis no livro…
Puro espetáculo?
Posso garantir que não é isso que você fica quando lê.